Sistema On grid  e sistema Off grid de geração de energia solar fotovoltaico.

Entenda a diferença

O que é o sistema On grid de geração de energia solar fotovoltaico?

No sistema on grid, a geração de energia solar está conectada à rede pública, ou seja, quando o seu sistema solar está produzindo mais energia do que você está consumindo, essa energia é enviada à rede da concessionária de energia e transformada em créditos de energia. Esses créditos de energia, caso não utilizados no mês de faturamento podem ser utilizados em até cinco anos, pois formam uma “espécie de poupança de energia elétrica em KWh”.

Para a medição da energia elétrica injetada, após a aprovação do seu projeto junto a concessionária e a instalação do seu sistema, a concessionária de energia realiza a troca do seu medidor convencional por um medidor bidirecional, que consegue medir tanto a energia consumida da rede quanto a injetada da rede.

Outro diferencial do sistema é que esses créditos conseguidos podem ser utilizados por outras unidades consumidoras, desde que possuam o mesmo titular e façam parte da mesma rede distribuidora.

Os sistemas on grid (conectados a rede pública) são mais barato do que os sistemas off-grid (não conectados a rede pública) pois dispensam a utilização de baterias e dos controladores de carga.

Base legal:

Esse tipo de sistema é regulamentado pela resolução normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), revisada na resolução nº 687/2015, que é o que define o mecanismo de compensação de energia.

E o sistema Off grid?

Os sistemas off grid, como não possui conexão com a rede pública de energia necessitam, além dos painéis solares e dos inversores, de controladores de carga e de um banco de baterias estacionárias para armazenar todo o excesso de energia gerado pelo sistema.

Esse sistema é mais indicado para lugares remotos, como áreas rurais, pois seu uso não depende da rede pública de energia.

Enquanto os sistemas on grid são comumente utilizada em regiões urbanas ou localidades com acesso à energia elétrica, enquanto que o off-grid são mais utilizados por locais onde não há energia de rede pública, sendo mais usado em meios remotos ou rurais. 

Utilize nosso simulador

Tenha uma estimativa preliminar do tamanho do seus sistema e descubra o quanto você pode economizar

Quer falar sobre seu projeto?

Quer saber mais?
Então clique no botão abaixo e venha falar sobre o seu projeto

Quer uma estimativa mais precisa?

Informe seus dados de consumo.
Nós te enviaremos uma pré-dimensionamento personalizado